O uso da tecnologia tem levado todos os setores a se transformarem, até os mais tradicionais, como o Direito. Hoje, escritórios de advocacia já conseguem agilizar e desburocratizar seus trabalhos. Permitindo a realização de diversos serviços on-line.
No entanto, é necessário usar o certificado digital. Ele é um e-CPF para advogados, emitido por Autoridades Certificadoras. Equivale à carteira profissional do advogado, que, aliás, é exigida para emissão do certificado para quem trabalha com Direito.
Vá ao fórum (e outros locais) com poucos cliques
Com o certificado digital, o advogado tem uma janela de tempo maior para trabalhar. O peticionamento on-line pode ser feito a qualquer momento, de segunda a segunda, já que o site funciona 24 horas por dia. Dessa forma, com poucos cliques você consegue fazer o seu trabalho, de qualquer lugar, em bem menos tempo e com muito mais clareza.
Alguns processos em outras instituições do cotidiano dos advogados também podem ser feitos virtualmente. O pré-requisito é um só: usar o certificado digital.
Encontre os documentos com mais facilidade
Advogados podem usar o certificado digital em documentos como contratos ou qualquer outro que requeira segurança Jurídica. Além dessa questão fundamental, ainda mais tratando-se de serviços da área do Direito, os documentos tendem a ficar muito mais organizados.
Se armazenados na nuvem, podem ser acessados em qualquer computador. Com as ferramentas de pesquisa e arquivos organizados, em poucos minutos você vai conseguir acessar o que antes estava em uma montanha de papel.
Outra vantagem é poder atender a clientes de qualquer lugar, sem precisar se preocupar com longas viagens de trabalho ou locomoção na própria cidade. Vai economizar — mais do que tempo — a sua energia.
Elimine na advocacia a burocracia de autenticação
Sim, é possível fazer tudo o que citamos antes à moda antiga. Isso implica, muitas vezes, em autenticar os documentos. Com o certificado digital, nada disso é preciso. Além disso, esqueça carimbos profissionais, assinaturas de próprio punho, tempo em fila de cartório. O certificado digital elimina todas essas validações.
Com agilidade, você resolve tudo de forma prática, segura e rápida.
Outros benefícios: maior segurança jurídica, escritório mais sustentável, menos custos na advocacia
A desburocratização do Direito é tão importante que há uma lei sobre o assunto. Mas ela só é possível porque o certificado digital assegura a credibilidade dos processos e a segurança. Usando criptografia, um protocolo que torna os documentos invioláveis.
O certificado digital também elimina a prática de imprimir papel e outros materiais comuns na área do Direito. Sem contar que diminui a demanda por deslocamento e, em consequência, o uso de combustíveis, o que, ao mesmo tempo, significa economia financeira e mais sustentabilidade para o escritório.
Cortando custos com autenticações, além de aproveitar melhor as horas do advogado, porque o certificado digital, deixa tudo mais prático e rápido. Assim, ele terá mais tempo para se dedicar a outras questões. Ou seja, vai conseguir fazer mais tarefas em um dia.
Como o certificado digital para advogado se usa prática?
O certificado digital para advogado pode ser armazenado na carteirinha OAB ou em um token. O mais seguro é investir em um token, pois a carteira normalmente acompanha o profissional, é colocada na bolsa e na carteira, por exemplo, o que pode provocar desgaste. Sempre existe o risco de perder a carteira OAB também, por mais cuidado que se tenha.
O token, via de regra, fica no escritório e você só o transporta quando vai executar algum trabalho em casa ou em uma viagem.
A tendência é que cada vez mais procedimentos sejam feitos com certificado digital na advocacia. Assim, informe-se sobre como fazer para sua empresa, ganhe tempo, corte custos e faça tudo com mais facilidade.
Texto: Talita Camargos