Durante muitos anos, empreendedores guiavam seus negócios baseados apenas em seus próprios instintos e experiências, tornando quase impossível fazer previsões sobre tendências de mercado e saber sobre as estratégias usadas pela concorrência.
Porém, hoje, os tempos são outros. Novas ferramentas e técnicas surgiram no mundo empresarial com o intuito de ajudar o empreendedor a coletar informações importantes para tomar decisões sobre o próprio negócio. Como é o caso da Inteligência de Mercado (IM).
Considerado um dos principais conceitos da atualidade, a Inteligência de Mercado é uma estratégia que se baseia na coleta e análise de dados de uma empresa com o
objetivo de adquirir conhecimentos sobre seu segmento de atuação.
É sobre essa técnica que falaremos neste artigo. Para entender como ela funciona e como usá-la a favor da sua empresa, fique conosco até o final.
O que é Inteligência de Mercado
Também conhecido como Business Intelligence, a Inteligência de Mercado é uma técnica que procura orientar os empreendedores quanto às suas estratégias empresariais a partir da coleta e análise de dados. Por meio dela, é possível monitorar dados referentes ao relacionamento com os clientes, atividades da concorrência e tendências de mercado. Enfim, tudo o que está acontecendo dentro e fora da empresa.
Desta forma, a IM funciona como um termômetro para o negócio, pois permite saber como está a sua presença no mercado e a sua força competitiva. Após essa análise, os empresários, sócios e afins conseguem tomar decisões estratégicas para conduzir melhor a empresa em direção aos seus objetivos.
Qual diferença a Inteligência de Mercado faz na empresa?
A adoção da IM proporciona uma série de benefícios para o negócio. O primeiro deles é que a empresa passa a ter uma vantagem sobre as demais. Isso porque a Inteligência de Mercado é uma técnica que ajuda na identificação de problemas. Desta forma, a organização que encontra soluções rápidas para esses problemas consegue atingir mais resultados positivos e, assim, alcançar seus objetivos.
Além disso, a marca que implementa a Inteligência de Mercado tem uma visão mais ampla do setor e utiliza dessa vantagem para ficar à frente dos seus concorrentes. Tudo isso só é possível devido ao monitoramento de informações, que pode ser feito dentro e fora do seu segmento.
Como se destacar com o monitoramento de dados
Para que uma empresa seja vista como um agente ativo na competição em seu segmento de atuação, é fundamental usar o monitoramento de dados e as estratégias da IM a seu favor. Assim, é possível identificar o que pode afetar o seu negócio e sua imagem, bem como saber de tendências e de ações já feitas pela concorrência.
Portanto, saiba como usar a Inteligência de Mercado de forma assertiva para se destacar dos demais.
Monitore as informações sobre o mercado
Estar atento às informações sobre o seu segmento e sobre a economia, de forma geral, é essencial para a empresa. Assim, é possível conseguir informações valiosas para investir em algo que está se tornando tendência ou parar com algo que não está sendo mais usado, como um produto ou serviço, por exemplo.
Além disso, com a IM, os empreendedores conseguem ver como a concorrência está agindo em determinadas situações, e como fatores externos estão impactando seu nicho. Isso pode servir como um incentivo para buscar soluções e se destacar dos outros negócios.
Esteja atento às ações dos concorrentes
Para que seu negócio garanta uma posição de destaque, considere monitorar as ações dos concorrentes. Embora não pareça, cada novo passo dado por uma empresa concorrente pode ser visto como uma nova oportunidade para a sua marca.
Então, analise bem: o que eles estão fazendo que está chamando a atenção dos clientes? Eles fazem algo semelhante ou diferente da sua empresa? Essas informações vão te ajudar a enxergar novas possibilidades que te auxiliarão a manter o seu negócio em evidência.
Monitore as informações referentes a sua empresa
Monitorar os concorrentes, de fato, é fundamental quando se tem o desejo de estar em destaque no mercado. Porém, mais importante que isso é monitorar a sua própria marca.
Por isso, esteja atento ao que o público está falando sobre a sua empresa nas redes sociais, no site ou blog. Se possível, leia todos os comentários, os positivos e os negativos. Acompanhe as matérias que saíram na imprensa ou no jornal local com informações referentes a sua marca.
Todo cuidado é pouco quando se trata do seu negócio, pois qualquer ato ou informação indevida pode interferir na sua reputação e nos seus resultados.
Como implementar a Inteligência de Mercado na sua empresa
Após saber o que é a IM e as diferenças que ela proporciona para os negócios, você pode estar se perguntando: “Como implementá-la na minha empresa?”. Para colocar a técnica em prática, é preciso seguir algumas dicas.
1 Desenvolva uma cultura de dados
O primeiro passo para implementar a Inteligência de Mercado é disseminar a cultura de dados entre os funcionários da sua empresa. Em outras palavras, incentivar os gestores e colaboradores a tomarem decisões com base em dados e não em achismos.
Esta etapa é fundamental, pois, assim, a equipe terá consciência de que toda decisão estratégica na empresa precisa ser consultada e baseada em informações já coletadas. Somente assim ela terá sido tomada de forma racional e inteligente.
Por isso, estabeleça uma cultura de dados na empresa por meio de palestras, reuniões ou comunicados.
2 Escolha a melhor ferramenta para a coleta de dados
Outro passo muito importante na implementação da IM na sua empresa é escolher quais serão os recursos utilizados para a análise e coleta das informações. Para isso, existe uma série de ferramentas, pagas e gratuitas, que podem te ajudar nessa tarefa.
A escolha de um software, por exemplo, é fundamental. Porém, é preciso que ele atenda todas as demandas do seu negócio. Por esse motivo, analise bem as opções e defina aquele que realmente atenderá as suas necessidades no momento.
3 Organize os dados já existentes
Mesmo que você ainda não conte com a estratégia da IM no momento, é provável que a sua empresa ainda tenha armazenado alguns dados relevantes. Essas informações poderão ser “reaproveitadas” na implementação, mas, para isso, elas precisam estar organizadas.
Por isso, além de revisar cada um desses dados, organize-os em relatórios com periodicidade de atualização já estabelecida. Uma dica importante é conferir em todas as redes sociais e plataformas da empresa, pois, assim, todas as informações relevantes poderão ser utilizadas.
4 Analise os dados
Após reunir todos os dados, é hora de analisar um por um. De nada adianta ter coletado só para deixá-los organizados em uma planilha ou relatório. É necessário realmente examinar e desenvolver uma rotina de acompanhamento das informações.
Porém, mais do que isso, a análise de dados precisa ser completa. O ideal é que ela seja feita antes, durante e depois da implementação da Inteligência de Mercado na empresa.
Ferramentas de Inteligência de Mercado
Como foi dito anteriormente, escolher a ferramenta certa para coleta de dados é essencial quando a IM é implementada na empresa. Obviamente, a escolha dependerá das necessidades de cada negócio, porém existem aquelas que são mais utilizadas e mais recomendadas.
Big Data
Quando se trata de ferramentas para análise de dados, o Big Data é uma que se destaca.
O Big Data é um conceito que descreve o grande volume de dados (estruturados ou não) que são gerados a cada segundo. Desta forma, ele consegue realizar a análise e interpretação de um conjunto de dados mais complexo, pode ser usado para resolução de problemas ou para tomada de decisões de uma empresa.
Business Intelligence
O Business Intelligence (BI) é um software exclusivamente voltado para a tomada de decisões. É responsável por coletar informações de sistemas diversos como ERP, planilhas e CRM para depois guardar em um banco de dados já desenvolvido para a empresa. Além disso, a ferramenta realiza análises da concorrência e identifica tendências de mercado, o que também a torna muito completa.
Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta já usada por muitos empreendedores por ser intuitiva e extremamente completa para sites.
Porém, ao contrário do que muitos pensam, a ferramenta oferece muito além do volume de acessos nas páginas. Por meio dela, é possível analisar detalhadamente o perfil e o comportamento de cada usuário. O que é ótimo, pois assim a empresa consegue adequar as suas estratégias de vendas de acordo com os dados coletados.
Agora que você já sabe o que é Inteligência de Mercado, comece a implementá-la no seu negócio para obter bons resultados e alcançar seus objetivos com a empresa.