Cuider de uma empresa não é tarefa fácil. No entanto, há algumas dicas para administrar que vão ajudá-lo a ter uma jornada empreendedora melhor. Não quer dizer que vai ficar extremamente fácil, e sim que suas chances de sucesso irão crescer. Neste artigo, compilamos as principais dicas para você administrar seu negócio de maneira mais assertiva.
Informe-se sobre obrigatoriedades contábeis, fiscais e legais
Empresas requerem uma série de obrigatoriedades a cumprir. Há quem comece na informalidade até mesmo para experimentar algo ou testar um modelo de negócio. No entanto, o recomendável é que você formalize seu negócio assim que possível.
Isso porque, para ele prosperar com segurança, é necessário estar enquadrado em determinados regimes de empresa. Por exemplo, um Microempreendedor Individual (MEI) só pode ter um estagiário ou funcionário. Além disso, há limitações sobre o faturamento.
Você até pode optar por esse regime, o mais simples e viável financeiramente. Há até quem contrate funcionários informalmente, mas o risco de processo trabalhista e problemas com os órgãos governamentais depois é maior.
Ressaltamos que é importante saber quais as suas opções. Porém, é necessário ir além do valor dos impostos que você paga mensalmente. Avalie os prós e contras de cada regime.
Seu trabalho não acaba aí. É necessário estar atento sobre as suas obrigatoriedades. Procure se informar, de preferência com bons contadores e advogados. Se você deixar de realizar algum procedimento, corre o risco de pagar altas multas, adquirir dívidas ativas e ter problemas judiciais, sem contar a dor de cabeça.
Tenha um planejamento estratégico integrado: una marketing, comercial, setor de qualidade e RH
Não existe fórmula mágica para o sucesso. Embora muitos anúncios nas redes sociais digam o contrário, é necessário analisar o seu mercado e negócio de forma integrada. Ou seja, se perguntar como está a sua satisfação, da sua equipe, a imagem da empresa e vendas. Você, como empreendedor, provavelmente, tem boa visão de negócios. Assim, traçou e traça objetivos para serem atingidos no curto, médio e longo prazo. Além disso, tem valores dos quais não abre mão, o que deve refletir na empresa, e um propósito com o negócio. Tudo isso precisa estar em sintonia com as demais áreas.
Mesmo que pareça que o setor de recursos humanos diz respeito apenas aos funcionários, por exemplo, o marketing também pode ajudar com a elaboração de boletins internos, eventos e outros.
Ao mesmo tempo, uma equipe satisfeita colabora para uma imagem melhor da empresa no mercado. Afinal, eles conhecem a empresa de perto e podem comprovar, ou não, o que o marketing divulga.
O setor de qualidade também deve ser envolvido no planejamento estratégico. Isso porque não há marketing perfeito que sustente um produto ou serviço de qualidade ruim. Com o tempo, os clientes farão tantos comentários que derrubarão o que o marketing construiu.
Por fim, as vendas. O discurso que integrantes fizeram do time comercial para o cliente deve se alinhar ao tom que o marketing utiliza. Já foi a uma loja que era muito interessante no Instagram, mas que na loja o atendimento é ruim? A credibilidade do negócio cai por terra neste momento.
É preciso haver um plano estratégico que levará em conta todos os setores de forma integrada. Os setores não devem ser rivais e sim parceiros.
Mensure o desempenho
Planejar é fundamental, mas acompanhar os resultados do que foi pensado é vital para a sobrevivência e sucesso do seu negócio. Por isso, saiba avaliar se as expectativas que estão no planejamento foram alcançadas. Não há mal em ajustar ou mudar a rota. O dia a dia é dinâmico e exige adaptações estratégicas. O planejamento é um norte que servirá, inclusive, de referência para avaliação.
Escolha indicadores-chave de acordo com os seus objetivos. Avaliar o progresso da empresa com base neles é mais profissional. Assim, você não se prenderá a uma ideia e conseguirá saber quais são os próximos passos.
Organize tudo com um sistema de gestão: das tarefas aos documentos
Administrar uma empresa exige que você tenha uma visão geral do que está acontecendo. Dashboards são muito úteis nesse caso. Eles reúnem as principais informações da empresa para que você consiga entender sua atual situação, de forma rápida. Sistemas de gestão em nuvem têm esse recurso e reúnem informações mais completas para você acessar.
Como é em nuvem, mesmo se estiver fora da empresa, conseguirá visualizar o andamento do seu negócio.
Além disso, é necessário saber onde encontrar documentos importantes, desde uma ata de reunião até um relatório de desempenho.
Saiba delegar uma das dicas para administrar
Empresários têm uma visão estratégica muito boa e, às vezes, acreditam no ditado:
“Se eu quiser uma coisa bem feita, eu mesmo faço”.
Mas a realidade é que, mesmo que você execute melhor, sua rotina é muito atribulada. Você precisa escolher suas batalhas, pois não conseguirá lutar todas. Sua maior função é avaliar os rumos da empresa e atuar na parte administrativa e de inteligência de negócios. Todo o restante você deve delegar. Ao mesmo tempo, ainda fará uma das coisas mais nobres do mundo corporativo: gerar renda e possibilitar desenvolvimento profissional.
Concentre-se em selecionar bons colaboradores para que você possa ser o comandante da empresa e não quem cuida do “navio” sozinho. É preciso uma tripulação e tanto para chegar aonde se deseja.
Dicas para administrar: Desburocratize sua vida
Como falamos na abertura deste artigo, o que não faltam são obrigatoriedades para as empresas. Porém, há uma excelente ferramenta para desburocratizar seu dia a dia, o certificado digital. Com ele, você pode ter procuradores, assinar documentos eletronicamente, realizar diversos procedimentos no Siscomex e na Receita Federal, com bem menos burocracia e em menos tempo.
Dicas para administrar: bem-estar e saúde
O dia é finito, a sua energia também, mas as tarefas não. Saiba que você precisará aprender a lidar com uma lista grande de atribuições. No entanto, não pode deixar de pensar em você. Pessoas que se exercitam, dormem bem e se alimentam de maneira saudável têm mais disposição, inclusive. Além disso, provavelmente a saúde ajudará a trabalhar por mais anos, já que terá vitalidade para tal.
Bom trabalho na gestão da sua empresa!
Talita Camargos