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Como migrar seu negócio do off-line para on-line

Há alguns anos, o mercado off-line era o único possível. Hoje, os tempos são outros. Antes mesmo da pandemia, o on-line começou a fazer parte da vida do consumidor e, consequentemente, do mundo empresarial. O on-line ainda tem muitas vantagens, como aumentar a visibilidade da marca, dissolver fronteiras geográficas e muito mais. 

O problema, no entanto, é que muitos ainda têm dúvida sobre como seguir por esse lado. Os desafios são muitos, porque, afinal, essa transformação do físico em  digital requer adaptação e exige alguns conhecimentos. 

Empresas já consolidadas no mercado precisaram de um bom tempo para digitalizar alguns dos seus serviços, muitas ainda estão nesse processo. O que mostra que não é algo feito do dia para a noite.

Porém, com a pandemia, algumas delas precisaram acelerar ainda mais esse processo, como foi o caso da Natura. A empresa desenvolveu um social selling (venda social) para que as consultoras recebam seus pagamentos pela internet e enviem revistas digitais interativas para as clientes. Outra organização que precisou acelerar a digitalização dos seus serviços foi a MRV Engenharia. Agora, a empresa realiza venda de imóveis pela internet, por meio de uma plataforma digital. 

Pensando nessas mudanças, este artigo mostrará os motivos para transformar uma empresa física em on-line e ensinará a fazer isso de forma simples para aumentar as chances  de sucesso do negócio.

Como fazer a migração do off-line para o on-line

Antes de fazer a migração, é preciso que você, como empreendedor, considere novas estratégias para conquistar clientes e consolidar a sua marca no ambiente digital. Alguns pontos principais precisam ser considerados.

Prepare sua equipe para ter uma mentalidade 4.0

Antes de migrar efetivamente para o on-line, é necessário preparar a sua equipe de trabalho para esse novo modelo de negócio. O universo digital mudou o comportamento do consumidor e também deve transformar a forma de trabalhar. Por isso, é fundamental trabalhar a mentalidade 4.0 dos seus funcionários para que consigam lidar com as demandas. 

Assim, eles precisam desenvolver outras habilidades, como pensar de forma ágil e ter mais clareza e objetividade ao passar informações. Isso porque agora o contato com o cliente será 100% intermediado por plataformas digitais, o que exige uma precisão maior no diálogo para não haver ruídos e nem problemas de comunicação. 

E quando houver, os novos consumidores querem transparência, pois na internet há muitos meios para descobrir a verdade. E o pior, contá-la. Assim, se sua equipe maquia um erro, não tem tato para lidar com os problemas, as probabilidades de haver reclamações públicas é grande. Esse é outro ponto. Não é apenas a sua empresa que tem voz, mas todos. Assim, é fundamental ter canais de comunicação com o cliente. 

Digital também requer investimento 

Embora o custo inicial seja mais baixo para abrir uma empresa on-line, ainda assim é preciso investir em ferramentas, profissionais e estratégias para otimizar os serviços. 

Nesse caso em específico, investir em boas plataformas para a exposição dos produtos, para o atendimento ao cliente e até para a divulgação da empresa são pontos importantes para um negócio virtual. Além de, é claro, investir na capacitação técnica da equipe, pois assim os funcionários estarão preparados para lidar com ambientes digitais.

Use o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma importante ferramenta para quem deseja fazer a migração do off-line para o on-line. Com ele, você pode oferecer atendimento personalizado e flexível para cada cliente. A versão empresarial do aplicativo dá a possibilidade de criar um catálogo de produtos e programar um bot para enviar, automaticamente, mensagens de boas-vindas e de ausência para clientes.

Além de oferecer a função de etiquetas, utilizada para classificar e segmentar os seus contatos, o que ajuda na organização da agenda.

Esteja nas redes sociais

A internet é a vitrine do seu negócio. É por meio dela que os clientes terão acesso aos seus produtos e serviços por 24 horas. Por isso, é fundamental que você esteja presente nas redes mais acessadas.

Atualmente, grande parte dos consumidores se encontra nas redes sociais. Este é um bom espaço para a sua empresa, pois pode ajudá-lo a alcançar o seu público.

Além disso, as redes sociais permitem uma maior interação do cliente com o empreendedor, criando uma relação ainda melhor entre eles.

Crie um blog ou site para o seu negócio

Ter o seu próprio espaço na internet é fundamental. O site ou blog, assim como as redes sociais, funcionam como o cartão de visitas e a vitrine da marca. Mas nesses ambientes você tem mais espaço. No marketing, costuma-se comparar as redes sociais com casas alugadas e os sites e blogs como imóveis próprios. É possível mostrar os produtos, serviços, trabalhar temas do universo da marca e, assim, garantir mais credibilidade.

Nesse sentido, ter um layout atrativo, intuitivo e bem elaborado, é essencial. Além disso, aplicar táticas de SEO — Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) — faz toda a diferença, pois facilita que o site ou blog seja encontrado com mais facilidade nas páginas do Google.

Integre o on com o off

Não é porque a empresa passou do ambiente físico para o virtual que ela precisa deixar de lado todas as ações realizadas anteriormente, em outro espaço. Muito pelo contrário. O ideal é integrar os serviços para que eles sejam oferecidos tanto no on-line, quanto no off-line. 

Segundo a Euromonitor, o Fidigital, físico com digital, é uma tendência forte para 2021. Você pode ter uma hamburgueria, por exemplo, e atendimento on-line ao mesmo tempo. Um grande e-commerce pode ter lojas conceito para trabalhar a experiência do cliente. 

A empresa pode ainda oferecer suporte físico ao cliente como um pós-venda, dependendo do tipo de produto ou serviço. Isso faz com que ela tenha mais credibilidade e seja bem-vista pelos clientes. 

Invista em um certificado digital

Ferramentas para facilitar as transações eletrônicas e os processos burocráticos também são fundamentais para o empreendedor. Para isso, existem os certificados digitais.

O certificado digital permite que clientes e fornecedores assinem os documentos digitalmente de qualquer lugar do país com mais segurança e agilidade. O que reduz custos com burocracia, impressões, cartórios e tempo gasto para resolver essas pendências.

Além dessas vantagens, o instrumento ainda garante a segurança de todos os documentos e informações contidas neles, uma vez que possui a criptografia como recurso tecnológico. Assim, somente o emissor e o receptor podem ter acesso aos dados confidenciais.

Por que migrar do ambiente físico para o digital?

São vários os motivos para um negócio migrar do off-line para o on-line, como a transformação digital. Esse processo tem levado várias empresas para o ambiente virtual há algum tempo.

Porém, uma grande razão para essa transição são as mudanças que a pandemia de covid-19 trouxe nos hábitos de consumo e de comportamento da população. Desde o início do surto epidemiológico, em março de 2020, as compras on-line tiveram um aumento expressivo no país.

De acordo com o relatório Setores do E-commerce no Brasil, realizado pela Conversion, 86% dos brasileiros conectados à internet realizaram compras durante a pandemia. O que resultou em um crescimento ainda maior de lojas on-line, chegando ao equivalente de uma nova loja aberta por minuto, entre os meses de março e maio de 2020.

Devido a esse crescimento no setor, a previsão é que o interesse dos consumidores em compras on-line permaneça mesmo após a crise sanitária, conforme mostra a pesquisa Impactos da Pandemia no Comportamento do Consumo Brasileiro.

Vantagens de migrar para o off-line

Ser dono do próprio negócio já é algo que, por si só, oferece uma série de benefícios. Porém, para quem decide migrar para o universo on-line, as vantagens são ainda maiores.

Maior alcance do público

Como sabemos, a internet encurta distâncias e consegue atingir milhares de pessoas. Por meio dela, é possível anunciar produtos e atender clientes de diversas partes do país e do mundo sem se limitar apenas a uma única região.

Desta forma, a empresa ganha mais visibilidade e consegue se expandir de forma mais rápida.

Custo inicial de investimento reduzido

Investir em um negócio on-line não requer um investimento tão alto quanto de um negócio tradicional, off-line,  como muitos imaginam. Isso porque em alguns casos são necessários apenas uma boa internet, o domínio do site ou blog e um serviço de hospedagem.

Claro que isso depende do tipo de negócio que se pretende abrir, mas, geralmente, não é preciso alugar um espaço físico para atender os clientes. O que já reduz o valor gasto para a abertura da empresa.

Mais flexibilidade para trabalhar

Uma das principais vantagens de investir em um negócio virtual é a flexibilidade e a comodidade que se tem no dia a dia. O que pode ser uma ótima alternativa para quem deseja realizar outras atividades que seriam difíceis com uma jornada fixa, como estudar, cuidar da saúde ou mesmo passar um tempo com a família.

É possível criar uma rotina mais adaptável. Porém, é importante lembrar que ter o próprio negócio on-line não é garantia de menos trabalho, muito pelo contrário. É preciso a mesma ou até mais determinação para que a empresa dê certo.

Ficou interessado em transformar o seu negócio em digital? Conte com a gente para tornar esse processo ainda mais fácil e seguro!

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