O certificado digital chamado e-CPF pode ser para você. Muita gente ainda não sabe como usá-lo e imagina que esse recurso seja útil apenas para contador, profissional liberal ou empresário. No entanto, ter um e-CPF pode desburocratizar a vida de pessoas físicas, aumentar a segurança de transações bancárias pela internet, permitir assinaturas de contratos, e muitas outras coisas.
A tendência é que o certificado digital seja uma ferramenta cada vez mais usada a fim de agilizar muitos processos lerdos e complexos. Neste artigo, vamos mostrar o que você pode fazer e quais vantagens do certificado digital para pessoa física. Ao final do texto, você vai constatar como é útil para todos.
Imposto de Renda com certificado digital e-CPF
O leão fica bem mais fácil de domar com o certificado digital. Os dados são pré-preenchidas e quem declara precisa apenas retificar algum dado que considere errado. Isso sem baixar programas no computador ou aplicativos.
Também é possível, com o certificado digital, consultar os IRs dos anos anteriores. Declarar o Imposto de Renda com o certificado digital além disso tem alguns recursos que tornam a declaração mais criteriosa. Isso é muito importante, já que significa menos riscos de cair na temida malha fina.
No Centro Virtual de Atendimento, pode consultar dados, fontes pagadoras ou complementares, além de ver o status da declaração.
Renove a CNH sem sair de casa com certificado digital e-CPF
Outra alternativa que o e-CPF propicia é a de poder renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pela internet. Ou seja, você evita perda tempo e dinheiro, sem contar que fica mais prático e cômodo.
Validade jurídica de documentos e contratos eletrônicos
Pessoas físicas também fazem negócios. E com a globalização, as fronteiras para transações comerciais estão cada vez ainda mais diluídas. Com o certificado digital, você pode selar uma compra ou venda on-line. Esse tipo de assinatura torna o contrato válido perante a Justiça, ainda mais sem precisar de outros processos, como autenticação de assinatura em cartório.
Documentos importantes e até e-mails também podem se tornar válidos juridicamente. Assim, se houver alguma necessidade de acionar a Justiça, os documentos assinados com o certificado digital são considerados irrefutáveis.
Cadastro de empregado doméstico no eSocial
Para ficar em dia com a legislação, todo empregador deve cadastrar empregados domésticos no eSocial para garantir o pagamento do INSS e FGTS, além disso formalizar esses profissionais.
Com o certificado digital, é um processo muito mais simples e seguro. Em bem menos tempo, você está de acordo com a lei aprovada em 2013.
Abertura de empresas
Você ainda não tem uma empresa. Porém, nunca sabemos como será o futuro. Com um certificado digital, é possível registrar e encerrar empresas na Junta Comercial.
Com o uso do certificado digital várias outras etapas podem ser feitas. Embora ele não seja exigido em muitos casos, há outros meios de ficar em dia com as exigências, já que ele facilita muito a cumprir o que as normas determinam. E mesmo quando é opcional, como a assinatura de contratos, o documento fica bem mais seguro.
Dessa forma, para desburocratizar seu dia a dia, poupar tempo e dinheiro, emita seu e-CPF. Quer saber mais ou já emitir o seu certificado? Basta entrar em contato com uma de nossas unidades!