Prorrogada exigência do novo certificado digital no eSocial

Prorrogada exigência do novo certificado digital no eSocial

O eSocial, sistema do Governo Federal que centraliza informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, iria implementar a partir de 30 de junho de 2025 um novo padrão de certificado digital, com base em criptografia mais robusta (SHA‑384 + RSA), visando reforçar a segurança nas conexões com seus servidores .

No entanto, por meio de comunicado oficial no portal GOV.BR, essa obrigatoriedade foi adiada para 2026. A medida foi tomada para que empresas, escritórios contábeis e órgãos públicos tenham mais tempo para se adaptar às novas exigências técnicas do certificado digital

O que muda com o novo padrão

Adoção do padrão de segurança SHA‑384 + RSA para comunicação TLS, fortalecendo a proteção contra vulnerabilidades.
A certificação passará a seguir a cadeia ICP‑Brasil V10, exigindo atualizações em bibliotecas, frameworks e sistemas de assinatura digital.

Motivações para o ajuste de prazo

Foi identificada dificuldade técnica por parte de pequenas empresas e fornecedores de software em suportar o novo padrão.
Para evitar interrupções nos envios ao eSocial, o governo federal prorrogou o prazo visando uma transição segura e estável.

Próximos passos e cronograma

O Comitê Gestor do eSocial deve divulgar, ainda nos próximos meses, um cronograma detalhado incluindo fases para homologação (produção restrita) e produção plena, com datas segmentadas por porte e tipo de empregador.
Os ambientes web, inclusive os módulos simplificados (empregador doméstico, MEI, segurado especial), vão continuar operando normalmente até a nova implementação

Fontes: eSocial, Convergência Digital e Portal Contábeis

detalhe.home

Compartilhe!