Dispensar um trabalhador envolve diversos procedimentos burocráticos. Um deles é realizar o requerimento do seguro-desemprego quando o colaborador desligado tem direito.
Uma das maneiras de realizar a tarefa é com o certificado digital, uma maneira mais rápida, prática e econômica de requerer o seguro para o funcionário. Como você vai ver, é bem simples.
Veja o tutorial e outras questões relacionadas ao requerimento.
Certificado para solicitar seguro-desemprego para o trabalhador
Tanto o e-CPF quanto o e-CNPJ são válidos para o empregador fazer o requerimento. Quem tem empregados domésticos, contrata como pessoa física, não precisa passar por essa etapa. Após sete dias lançados no eSocial, o trabalhador já pode solicitar acesso ao benefício.
Tutorial requerimento seguro-desemprego com certificado digital
Seja pessoa física ou jurídica, esteja com o certificado digital ativo para fazer o requerimento, antes de mais nada.
- Acesse: https://sd.mte.gov.br/sdweb/empregadorweb/index.jsf
- Clique em cadastrar gestor e preencha os campos com os dados do empregador – nome e CPF.
- Acesse o e-mail para pegar a senha gerada para o procedimento.
- Retorne ao site https://sd.mte.gov.br/sdweb/empregadorweb/index.jsf
- Neste momento, se você tiver mais de um certificado no computador, irá aparecer a lista, selecione o correspondente ao procedimento.
- Digite o login e senha enviados por e-mail na caixa de diálogo que aparecerá.
Se o requerimento é manual:
- Clique no CNPJ da empresa responsável pelo seguro-desemprego.
8. No menu superior, acesse requerimento e escolha cadastrar requerimento.
9. Preencha todos os campos.
10. Clique em cadastrar.
11. Imprima o documento e peça ao trabalhador para assiná-lo e dar a entrada no benefício.
Se a empresa trabalha com sistemas que fornecem o documento importado do empregador web:
- Clique no CNPJ da empresa que irá emitir o seguro-desemprego.
- No menu superior, em requerimento, clique em importar requerimento.
Agora o documento está pronto para o trabalhador solicitar o benefício.
Oriente o trabalhador a dar entrada no seguro desemprego on-line
Depois que o requerimento é emitido, o funcionário desligado pode pedir o benefício de forma fácil e rápida. Se você quiser orientá-lo, envie o passo a passo sobre como solicitar o seguro pela internet. Há duas formas.
Opção 1 – seguro desemprego pelo Portal Trabalho e Emprego
- Acesse: https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/pt-br.
- Realize o cadastro e crie uma conta para login.
- Use a senha recebida por e-mail ou celular e valide o cadastro para criar uma nova senha.
- Acesse os serviços digitais para o seguro-desemprego. Escolha “Requerer o sguro-desemprego”.
- Clique em “Solicitar seguro-desemprego”.
- Digite o número do requerimento do seguro-desemprego e clique em “Localizar”. Você será direcionado para a página com o número do requerimento e todos os seus dados.
- Leia as regras e termos para habilitar o benefício. Marque a opção “Concordar” e, em seguida, clique em “Concluir”;
- Confirme a solicitação do seguro-desemprego e confira a confirmação da solicitação.
Opção 2 – solicitar seguro desemprego no app Carteira de Trabalho Digital
- Baixe o app Carteira de Trabalho Digital.
- Cadastre-se no portal Gov.br – https://www.gov.br/trabalho-e-previdencia/pt-br/pt-br. Em seguida, entre com login e senha.
- Agora, verá anotações referentes à sua Carteira de Trabalho. Clique em “Benefícios” para ser direcionado ao seguro-desemprego.
- Escolha a aba seguro-desemprego e clique em “Solicitar”.
- Informe o número do requerimento de seguro-desemprego, confirme as suas informações e clique em “Avançar”.
- Você verá todos os dados sobre o contrato de trabalho em questão, cheque se está tudo certo e clique em “Confirmar”, caso concorde com as informações, para finalizar o seu pedido.
Mantenha seu certificado em dia
Para realizar esse e muitos outros procedimentos, é preciso que seu certificado esteja válido. Nós realizamos a emissão e renovação por videoconferência para qualquer lugar do Brasil. Peça e usufrua de todos os benefícios.