Verificação em duas etapas será sugerida para contas Ouro do GOV.BR

Segurança reforçada para contas Ouro no GOV.BR

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou uma nova medida que visa aumentar a segurança digital dos cidadãos: usuários com conta Ouro no GOV.BR passarão a receber orientações para ativar a Verificação em Duas Etapas. A funcionalidade, embora não seja obrigatória, é altamente recomendada e oferece uma camada extra de proteção contra acessos indevidos.

Atualmente, cerca de 72 milhões de pessoas possuem conta Ouro no GOV.BR. A plataforma, que permite acesso a mais de 4.700 serviços digitais federais e outros 8.700 serviços estaduais e municipais, se torna cada vez mais essencial no dia a dia dos brasileiros.

A Verificação em Duas Etapas não é obrigatória e pode ser desativada a qualquer momento. No entanto, ela é uma solução de segurança extremamente eficaz, especialmente quando combinada ao uso da biometria”, destaca Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital. Hoje, 27% das contas Ouro já utilizam essa funcionalidade de segurança.

Como será feita a sugestão de ativação

A partir de agora, ao fazer login no GOV.BR, usuários com conta Ouro serão convidados a ativar a Verificação em Duas Etapas diretamente pelo aplicativo. Nesta primeira abordagem, será possível pular a ativação. No entanto, um e-mail ou SMS será enviado, alertando que na próxima tentativa de acesso a funcionalidade será novamente sugerida.

Caso o usuário opte por ativar a funcionalidade, o processo será simples e rápido. E se, por algum motivo, houver necessidade de desativar a ferramenta, isso poderá ser feito a qualquer momento nas configurações do aplicativo gov.br, acessando a seção “Segurança da conta”.

Em caso de dúvidas, também é possível buscar atendimento em tempo real no site: gov.br/atendimento.

Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Portal GOV.BR

detalhe.home

Compartilhe!